• Lançamento do site Que Terreiro É esse?

  • Voltar
29 de setembro de 2023 por 

Resultado do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, o sítio eletrônico é oficialmente lançado no dia 29/09

O Sítio eletrônico dos Povos de Terreiro de Lages/SC, será oficialmente apresentado nesse sábado 29/09, na Sede de Campo do Sindicato de Servidores Municipais de Lages, o Pinheirinho, a partir das 20 horas, numa festa do Terreiro Reino Angolano de Xangô, de Pai Márcio de Xangô e Mãe Leni de Iemanjá.

A proposta é a constituição de um acervo digital do patrimônio imaterial das casas, roças e terreiros de Matriz Africa do município de Lages, articuladas a partir da ação permanente Que Terreiro É Esse? que surgiu em 2010 e faz parte da Rede de Sabedoria, programa de atividades de fortalecimento das manifestações de tradição oral, mediadas pela Asssociação Cultural Matakiterani.

A festa é promovida pelo Reino Angolano de Xangô e terá a participação de representantes de diversos terreiros de Lages, da Associação Matakiterani e demais convidadas e convidados. O início das atividades está programado para às 19 horas.

 

Módulo Tainancan

É utilizada como ferramenta de catalogação de acervos digitais em WordPress o software Tainacan, desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília, com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus.

Essa ferramenta é utilizada por instituições de todo o mundo para a gestão de acervos digitais e é uma forma de conexão da ação Que Terreiro É Esse? em escala global.

 

Serviço:

O que: Lançamento do sítio eletrônico Que Terreiro é Esse?

Local: Sede Pinheirinho

Endereço: Marginal da BR 282, ao lado da Vulcanizadora Carbonera

Hora: 20 horas

+ Info: 49 99920 7735 e 49 99963 2286

 

 

 

Essa é uma ação de contrapartida social do “Projeto Web Terreiro: Que Terreiro é Esse na Internet”, aprovado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cutura.